terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Comportamento


Informações sobre o comportamento do Porquinho da Índia e sua linguagem.

 Os Porquinhos da Índia são animais muito sociáveis que gostam do contato com humanos e com outros porquinhos. Se acostumam bem ao contato com outros animais.

 Na natureza os porquinhos são presas, por isso tem o extinto de estar sempre alertas e tentam fugir ao se sentirem intimidados.

 São muito alegres, adoram correr e brincar.
 Gostam de viver em grupos. É uma forma de se sentirem seguros, pois ao dormir sabem que outro estará em alerta.
 Gostam de ter tocas, casinhas, túneis ou redes para dormirem onde se sentem mais seguros.

 Porquinhos criam uma hierarquia em grupos. Onde o maior e mais forte normalmente é o macho líder.
 Fêmeas costumam se dar bem. Quando dão cria em datas próximas costumam amamentar os filhotes, umas das outras.
 Machos, podem conviver bem desde que não haja fêmeas junto a eles, que sejam criados juntos desde pequenos ou que um seja bem mais jovem que o outro.

 Adoram dar e receber carinho das pessoas. Chegam a dormir no colo ao se sentirem seguros. Aprendem seus nomes e respondem ao serem chamados.   
 Sabem pedir comida e chamar os donos.
 Aprendem até a usar caixinha higiênica para fazer suas necessidades.

 Podem ser soltos pela casa pra brincar, desde que sejam supervisionados para não se ferirem ou roerem fios.
 Como seus dentes crescem durante toda vida, precisam ser desgastados.





LINGUAGEM DOS PORQUINHOS


Linguagem Corporal:

 Deitar com as pernas esticadas: indica que o porquinho está relaxado e sentindo-se seguro. Ele alonga o corpo pelo chão e descansa tranquilamente, mostrando que está confortável e à vontade.
 Tocar o nariz: Os porquinhos da índia se cumprimentam por tocar os narizes. Esse gesto indica amizade. Seu porquinho pode inclusive lhe cumprimentar assim.
 Pernas enrijecidas: Um porquinho da índia que se levanta com as pernas rígidas está preparado para exercer domínio sobre outros. Em geral, essa postura afasta qualquer avanço de outros porquinhos, mas se o intruso não recuar, pode acontecer uma luta.
 Fingir de morto: Porquinhos podem se fingir de mortos para enganar predadores, já que muitos predadores são atraídos pelo movimento de animais menores. Se seu porquinho ficar extremamente assustado, como quando abordado por estranhos ou por outros animais de estimação, ele pode rolar e deitar sem se mover, fingindo-se de morto. Se isso acontecer, tranquilize seu porquinho e tire-o da situação que o assusta. Lembre-se de que o stress é um fator que contribui para diversas doenças.

 Linguagem de Voz:

 Cuííí, cuííí, cuííí ! = Pode estar pedindo atenção, ou... É hora de comer! A maior felicidade de um dono é quando o porquinho fica completamente louco ao ouvir o barulho da porta da geladeira ou do saco da ração. Não se esqueça desse som, seu porquinho ficará muito contente!
 Cuíííííííííííí !!!!! = O guinchar agudo de um porquinho sinaliza medo, desespero, dor. Na natureza, podem estar indicando a outros porquinhos que um predador se aproxima.
 Purrr = Esse som similar a um ronronar de gatos indica prazer e segurança. Pode ser emitido por um macho fazendo a corte, uma mãe a seus filhotes ou por um porquinho-da-índia sendo acariciado. Os porquinhos adultos também podem usar esse som para tranquilizar uns aos outros.
 Drrr = Sinal de alerta a sons desconhecidos, altos ou desagradáveis.
 Resmungo, som baixo e curto = Diálogo, manter contato com os outros porquinhos. Bater os dentes = Quando dirigido a outros porquinhos, a outros animais intrusos e mesmo a alguns humanos, significa ameaça; em relação ao dono pode significar: "Põe-me na gaiola ou você pode ficar molhado!".
 Chorinho = Som normalmente emitido pela fêmea não receptiva às tentativas de corte do macho.




Cecotrofia ou coprofagia:

 

 É um hábito normal e muito importante.  Os porquinhos costumam ingerir suas fezes. Essas fezes ingeridas são chamadas de cecotrofos.

 Os cecotrofos são fezes ricas em aminoácidos, vitaminas (em especial vitaminas do complexo B), cálcio, fósforo e microminerais.

 Os cecotrofos, ao serem excretados, voltam a ser ingeridos, sendo digeridos novamente. Mas desta vez com um maior aproveitamento do valor nutritivo deles.

 Filhotes podem ingerir cecotrofos de sua mãe. Alguns porquinhos ingerem cecotrofos de outros, especialmente quando estão doentes. Os cecotrofos são ótimos para alimentar um porquinho doente em uso de antibióticos, a fim de renovar a flora de bactérias benéficas no sistema digestivo.


Marcar Território

 Algumas vezes é possível ver um porquinho esfregando seus genitais no chão. Esse comportamento pode ser interpretado de forma errada como um problema de saúde associada à verminose ou a algum tipo de coceira.  Mas na verdade essa é uma forma de marcar seu território, pois assim deixam os locais onde se esfregam impregnados por seu odor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário